Influênciado pela cena punk e pelo funk, o trio começou a ensaiar juntamente com um amigo em comum, o baterista Jack Irons, formando assim os Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem, um grupo que tocava em bares de strip durante a década de 80! Em um desses shows em bares de strip que surgiram as famigeradas "meias". É que , assim como quem não quer nada , "tropeçaram" em algo que faria de suas apresentações ao vivo algo inesquecível... Foram para o palco completamente nus, usando apenas uma meia como se fosse um preservativo , já que iam tocar no Kit Kat Klub, um bar de strip cheio de beldades desnudadas e eles não quiseram ficar para atrás! Foi um sucesso instantâneo, que acabou virando marca registrada da banda! Por volta de 1983, o grupo mudou o nome para Red Hot Chili Peppers e tudo parecia estar bem. Aliás, tudo estava perfeito já que a EMI decidiu assinar contrato com os quatro amigos.
A desilusão chegou quando Slovak e Irons anunciaram que iam deixar a banda para continuar um projecto musical ao qual já pertenciam nos últimos seis anos, o grupo What Is This. Kiedis e Balzary trataram de arranjar substitutos à altura e Jack Sherman guitarra e Cliff Martinez bateria entraram para a banda. Em 1984, os quatro lançaram um álbum homônimo, mas a ausência dos dois membros originais revelou-se crucial, quando o álbum não teve a receptividade desejada...
Quando, em 1985, os What Is This terminaram, Slovak e Irons regressaram aos Red Hot Chili Peppers e, juntos, lançaram o segundo álbum, Freaky Styley. Apesar de ter sido um progresso em relação ao disco anterior, notava-se ainda faltava alguma coisa nos shows ao vivo , talvez faltasse um pouco mais de paixão.
Mas o problema foi, finalmente, resolvido com o álbum seguinte The Uplift Mofo Party Plan. O disco foi o primeiro a deixar a sua marca nos tops. Agora sim, tudo estava correndo como o esperado! Tanto que, um ano depois, o RHCP lançou um EP, Abbey Road com 5 faixas para os fãs , que aumentavam a cada dia!
Mas, no momento em que o mundo começava a prestar atenção no grupo, acontece uma tragédia: Slovak morreu com uma overdose de heroína, dia 25 de Junho de 1988, deixando os amigos em estado de choque. Nos meses que se seguiram à morte de Slovak, Irons decidiu abandonar definitivamente o grupo. Mas Kiedis (que também lutava contra a sua dependência das drogas) e Flea mantiveram-se firmes.
Depois de uma tentativa frustrada com o guitarrista Blackbird McKight e o baterista D.H. Peligro, o RHCP parecia finalmente encontrar os substitutos ideais: John Frusciante e Chad Smith. A nova formação se deu bem logo de cara , nessa época a MTV começou a passar várias e várias vezes o clipe de Higher Ground (um cover de Stevie Wonder) e de Knock Me Down (uma canção sobre a queda de Slovak), ambas as músicas pertencentes ao novo álbum, Mother\'s Milk,lançado em 1989.
O grupo soube então que o seu próximo álbum seria decisivo, o mais importante da sua carreira, por isso mudaram-se para uma mansão transformada em estúdio para trabalhar naquele que seria o seu maior sucesso de sempre: Blood Sugar Sex Magik. O álbum foi um êxito estrondoso assim que foi lançado em Setembro de 1991 e contou com singles tão conhecidos como "Give It Away" e "Under The Bridge".
Mas, novamente nuvens negras ameaçavam o horizonte límpido do Red Hot Chili Peppers assim que Frusciante começou a revelar problemas com drogas, abandonando o grupo em 1992. Com isso , o grupo procurou um substituto , o sortudo foi Arik Marshall. Mas, quando a banda voltou para os estúdios para gravar o novo álbum, perceberam que Arik não era a escolha ideal para integrar a formação , passaram então para o próximo nome da lista, Jesse Tobias. Só que Jesse deve que dar área rapidinho , tudo porque o ex-guitarrista dos Jane\'s Addiction, Dave Navarro, estava interessado em entrar para o grupo e o RHCP decidiu optar por ele.
Depois de ficar parado durante quatro anos, o RHCP finalmente lança seu novo álbum , One Hot Minute ,em 1995. E, mesmo apesar de ter sido um sucesso em termos de vendas, o álbum não teve a força do anterior. Parece que Navarro não estava correspondendo às expectativas... O guitarrista acabou por abandonar o grupo em 1998.
Após ter deixado os RHCP, Frusciante lançou alguns álbuns (obscuros) solo, mas corriam boatos que o músico não tinha onde morar, sem um tostão e cada vez mais agarrado às drogas... Mas, mesmo com tudo a puxá-lo para baixo, John deu entrada numa clínica de desintoxicação para se livrar dos seus demónios. Algum tempo depois, Frusciante ressurgiu , com uma nova energia e logo aceitou o convite para voltar a integrar o RHCP.
É lançado então o novo álbum , Californication (1999), que provou ser um enorme sucesso, voltando a confirmar os Red Hot Chili Peppers como uma das melhores bandas de rock alternativo.
-
Nesse mesmo ano, o RHCP foram tocar no Festival de Woodstock (30 anos depois do original) , onde tocaram Fire , cover de Jimmi Hendrix. Em Novembro de 2001, o grupo voltou aos estúdios onde preparou o lançamento de By The Way. O álbum é uma coleção de músicas (bem) mais suaves que as anteriores, muito ao estilo de Under The Bridge, e com muito experimentalismo, como a bateria eletrônica na música "The Zephyr Song" e a meio rock, meio disco "Throw Away Your Television". Apesar de alguns críticos acharem que o grupo não é o mais o mesmo , aqueles que pararem para ouvir todo o álbum, conseguirão ver uma equilibrada maturidade e canções de qualidade.
Em 2006, o grupo volta à cena lançando Stadium Arcadium, álbum duplo com 28 músicas, misturando o estilo melódico e experimental de By The Way com o rock-punk-funk das antigas. A banda já emplacou o hit "Dani California", cujo interessante videoclipe homenageia as várias épocas do Rock, desde Elvis presley até Nirvana, passando por Beatles, Sex Pistols, Misfits e bandas de glam rock e funk.
Em 2008, a banda entrou em um hiato de tempo indeterminado, segundo Anthony Kiedis, a pausa foi porque a banda estava desgastada de seus anos de trabalho sem interrupções desde Californication.
Em 16 de dezembro de 2009, John escreveu em seu site um breve esclarecimento sobre os boatos que corriam na época. De acordo com a postagem, ele teria deixado a banda há um ano. "Quando eu saí da banda, há mais ou menos um ano, estávamos num hiato de tempo indefinido. Não houve drama ou raiva, e os outros caras foram muito compreensivos. Eles apóiam eu fazer qualquer coisa que me faça feliz e eu também os apóio.". Para seu lugar foi escolhido o guitarrista Josh Klinghoffer, que já havia tocado com a banda em alguns shows da turnê do Stadium Arcadium.
A banda, junto com Josh Klinghoffer na guitarra, fez seu retorno ao vivo em 29 de janeiro de 2010, em homenagem a Neil Young com um cover de "A Man Needs a Maid" no MusiCares. Em 08 de fevereiro de 2010, Klinghoffer foi oficialmente confirmado por Chad Smith como substituto oficial de Frusciante.
Em setembro de 2010, o Red Hot Chili Peppers anunciou que suas músicas não seriam apresentadas no programa de televisão popular Glee, com Anthony afirmando que não queria que suas músicas queridas fossem aparecer no programa. Os Chili Peppers são uma das muitas bandas de rock que recusou uma oferta para ter suas músicas no Glee.
Em 5 de junho de 2011, site oficial da banda anunciou que o novo álbum seria lançado em 30 de agosto de 2011 (embora poucos dias antes em outros países) e intitulado I'm with You. Rick Rubin falou sobre o novo álbum em 20 de junho de 2011 e disse que a banda tinha material suficiente para fazer outro álbum duplo, mas sentiu que não deveriam fazer isso novamente, apesar de ter sido uma decisão difícil não liberar todo o material que trabalhou. O plano original era de doze canções, mas, então eles acabaram colocando quatorze músicas do álbum. Sobre o som e o estilo de Josh, Rubin disse que, estilisticamente, ele está muito próximo de John Frusciante embora que seu som soa como um Red Hot Chili Peppers que você nunca ouviu antes. Flea disse para Rolling Stone que os álbuns Exile on Main St. e Tattoo You foram as principais influências sobre o novo álbum. Kiedis disse também que Klinghoffer desempenhou um grande papel, e co-escreveu o álbum com ele, Flea, e Smith.
Kiedis, Flea, e Klinghoffer, juntamente com os ex-membros da banda, John Frusciante e Jack Irons, aparecem no documentário de 2011, Bob and the Monster, que detalha a vida e a carreira de músico Bob Forrest. Klinghoffer compôs a música para o filme.
Em 23 de junho de 2011 em uma entrevista, Flea falou do retorno da banda e como ele quase deixou a banda durante a sua pausa. Flea disse que "Eu senti que queria ter dois anos distante para realmente olhar e ver se a banda era algo que ainda deveríamos estar fazendo." Ele disse que as coisas tinham chegado a um ponto disfuncional e sem graça, embora achasse que estavam fazendo grandes discos, shows fortes e poderosos, como uma grande banda. Durante o tempo em hiato, Flea disse o que o fez querer continuar a banda: "Eu percebi que Anthony é como meu irmão, eu o amo muito, e nós começamos essa banda quando éramos crianças. Eu queria manter esse curso, eu nunca quero deixar isso acabar. Eu disse para Anthony: 'Juntos vamos fazer isso, vamos fazer este álbum, eu te amo, e vamos arrasar".
Anthony disse que o crédito vai para Josh para chegar ao título do álbum. Josh disse que o título veio do nada mas que parecia perfeito, não só para o novo álbum mas também para o momento de suas carreiras.
O primeiro single do álbum, "The Adventures of Raindance Maggie", foi lançado nas rádios em 18 de julho de 2011, mesmo ter sido vazado 3 três dias antes do esperado. Em 10 de agosto de 2011, a canção tornou-se recorde da banda sendo o décimo segundo single do grupo a ficar em primeiro na parada da Billboard Alternative Songs. Para o clipe da canção, foram gravadas duas versões, na qual foi escolhida a segunda, em que a banda subiu ao telhado de um edifício em Venice Beach, com o diretor Marc Klasfeld. O clipe foi lançado no dia 17 de agosto de 2011.
No dia 22 de Agosto houve uma “Listening Party” mundial onde os fãs poderam ouvir todo o álbum I’m With You, via streaming pelo site oficial do RHCP. No dia 29 de agosto, um dia antes do previsto inicialmente, o álbum foi lançado.
Em 30 de agosto de 2011, a banda apareceu em cinemas de todo o mundo ao vivo via-satélite de Colônia, Alemanha, para vários cinemas de todo o mundo, executando o álbum inteiro (menos "Even You Brutus?"), juntamente com "Me and My Friends" e "Give It Away".
No dia 29 de agosto, um dia antes do previsto inicialmente, I'm with You foi lançado. O álbum estreiou em 2º lugar no Top 200 da Billboard, vendendo 228.926 cópias na primeira semana nos EUA. Além disso ficou em primeiro lugar em 17 países e segundo em 5 países.
A turnê para divulgação do álbum começou oficialmente em agosto de 2011 com shows na Ásia e alguns na Europa. No dia dia 24 de agosto, o Red Hot Chili Peppers realizou um show no Club Nokia, em Los Angeles. O show foi para arrecadar fundos para o Silverlake Conservatory Of Music. Com ingressos esgotados, o show durou cerca de 2 horas, rendendo 1 milhão de dolares para fundos do Conservatório que ajuda crianças a ingressar na música através de bolsas de estudo.
No dia 11 de setembro a banda fez sua turnê na América Latina onde tocou na Colômbia, Costa Rica, Peru, Chile, Argentina e no Brasil, onde fizeram dois shows, um na Arena Anhembi em São Paulo no dia 21 de setembro de 2011 para um público de 30 mil pessoas e no Rock in Rio em 24 de setembro de 2011. Foi a primeira passagem da banda no país desde 2002, durante a turnê By the Way. A banda é esperada para shows nos Estados Unidos e na Austrália em 2012. A turnê deve se estender até 2013.
Durante a turnê do I'm With You, o Red Hot Chili Peppers fez duas apresentações no Brasil, uma sem São Paulo, na Arena Anhembi e outro no Rock in Rio.
4 comentários:
Red Hot Fodaaaaaa
Red Hot é mt fooooda!Melhor banda de tds!
Muito bom, apesar de alguns pequenos erros (O Irons não voltou logo que o Hillel voltou, o Cliff continuou com ele no segundo álbum)
Rhcp e minha banda favorita. Mas o ultimo album e uma porcaria o josh nunca,jamais sera como o john melhor guitarrista do mundo vivo. Eu nao gosto do josh ele e muito sonço boca mole o frusciante nao ele tem estilo e e o melhor guitar vivo essa ja e uma graaannndddeee diferença. Tbm se o hill tivesse vivo ele nao iria gostar do josh
Postar um comentário
Faça seu comentário:
Obrigado pela visita